top of page

No Caminho de Santiago de Compostela somos todos como “livros com páginas em branco”

Atualizado: 22 de jul. de 2022


Ainda que você não tenha clareza do motivo para peregrinar o Caminho de Santiago de Compostela, estou aqui para lhe contar que se você sente vontade de ir, é o suficiente para que você vá! Durante o Caminho provavelmente descobrirá o que lhe trouxe até ali.


Somos todos “livros com páginas em branco”.

Apesar de ser um caminho de bastante introspecção por caminharmos durante boa parte do tempo sozinhos (se assim escolhermos), acabamos conhecendo pessoas de toda parte do mundo ao caminhar dia após dia rumo à Catedral de Santiago de Compostela. Elas são como mestres, que chegam trazendo inspirações através das suas histórias e experiências, compartilhando a partir de um lugar sem julgamento e com muita disponibilidade.


Isso é algo que chama atenção durante essa peregrinação, já que conhecemos exatamente as pessoas mais precisas para trocar com relação aos nossos assuntos. Somos todos “livros com páginas em branco”, usando as mesmas vestimentas, uma mochila nas costas, uma bota nos pés. Todos temos desafios e, diferentemente de qualquer tipo de introdução ao conhecer alguém, a primeira pergunta que se faz normalmente é: “Por que você está fazendo o Caminho de Santiago de Compostela?” Quando me perguntaram isso eu confesso que respondi “não sei!”, e o que me falaram foi: “essa foi uma das melhores respostas que eu recebi!”.

"Por que você está fazendo o Caminho de Santiago de Compostela?"

Alerta de spoiler: talvez algumas dessas pessoas serão seus melhores amigos de agora em diante, de tão forte que as conexões podem ser! Talvez algumas vão lhe ajudar a abrir a empresa dos seus sonhos ou talvez o país em que morem serão o seu próximo destino de férias! Você poderá ficar impressionado com o tanto que pode começar a gostar de alguém em tão poucos dias depois de compartilhar tantos quilômetros, sentimentos, histórias, banheiros e quartos.


Como eu comecei dizendo, você não precisa ter clareza do motivo para peregrinar o Caminho de Santiago de Compostela mas, ao termina-lo você terá certeza de que as pessoas que conheceu fizeram total diferença nos seus dias e nos seus aprendizados. As pessoas que conheceu tinham a linha e a agulha para estourar sua bolha ou as palavras de motivação que você precisava para seguir caminhando mesmo com dores nos pés e joelhos. E você jamais falará sobre o quão transformadora foi essa viagem sem mencionar as pessoas que conheceu!


Ao final do Caminho temos absoluta certeza de que, como diz a música, we’ll never walk alone (nunca caminharemos sozinhos)!


Sabrina Amaral Pamplona

227 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page