top of page

Um caminho que transforma!

Atualizado: 28 de jul. de 2022

Voltar é ter a oportunidade de recomeçar

Acorda já com leves barulhos de mochilas sendo preparadas, levanta, escova os dentes, troca de roupa, prepara os pés com curativos, veste a bota, guarda o saco de dormir, preenche a mochila com o que estiver ao seu redor e coloca-a nas costas, pega o bastão de caminhada e começa a caminhar desejando a todos: BUEN CAMINO! Assim começa cada novo dia de peregrinação.


Tudo que você possui está carregando nas costas: umas 3 camisetas, um casaco, uma calça-shorts, alguns pares de meias e roupa íntima, um kit de medicamentos e outro de produtos de higiene pessoal, além de um chinelo, uma toalha e um saco de dormir. Você percebe que aqueles 8kg que carregas nas costas é o suficiente para viver. Você não precisa daquele guarda-roupas cheio que tem em casa e muito menos daqueles infinitos pares de sapatos.

Um peregrino percebe que quanto menos peso carregar, mais leve será o dia. Ele também percebe que pode contar com as pessoas que caminham ao seu lado e seu bastão. Um peregrino caminha percebendo a beleza dos lugares que passa, a sede e a fome que aparecem de vez em quando. Um peregrino tem um objetivo claro: terminar o dia de caminhada, comer e descansar. Walk, eat, sleep, repeat (Caminhe, coma, durma, repita).


Um peregrino, mesmo estando longe da família, percebe que a sua família é sua base e muitas vezes a razão pelo qual ele vive diariamente sua vida. Um peregrino é alguém igual a todo mundo, mas que escolheu transformar sua vida através de um desafio regado de pequenas conquistas, pequenos sacrifícios, muito contato consigo mesmo e seus pensamentos.

"Faça da sua vida um eterno BUEN CAMINO!"

Mas o que se requere para tornar-se um peregrino, afinal? De acordo com as regras do Caminho de Santiago de Compostela, você deve percorrer no mínimo 100km a pé, bicicleta ou a cavalo até à Catedral de Santigo de Compostela com pelo menos 2 carimbos/dia no seu passaporte de caminhante. Mas eu li uma vez que, você realmente se torna peregrino ao voltar para casa, para junto dos entes queridos e colocar em prática tudo que aprendeu durante a caminhada. Você se torna um peregrino ao voltar para casa e praticar o amor!


Faça da sua vida um eterno BUEN CAMINO!.


Sabrina Amaral Pamplona

124 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page